
email de contato:
email de contato:
O que é o exame ?
A CPER é o método endoscópico de maior complexidade e risco realizado pelo endoscopista. Tem por objetivo a obtenção de imagens radiológicas das vias biliares e pancreáticas após injeção de contraste por um cateter através da papila de Vater. Uma equipe especialmente treinada, constituída de médicos, endoscopistas, radiologistas e enfermeiros é determinante na qualidade do procedimento. Atualmente a CPER é exame terapêutico no auxílio das doenças que comprometem as vias biliares e pancreáticas.
O paciente é colocado em decúbito lateral esquerdo, e em seguida decúbito ventral com acesso venoso. O procedimento será realizado com sedação profunda sob cuidados do anestesista, dando mais conforto e segurança ao paciente.
Um tubo flexível e fino (duoendoscópio) é introduzido pela boca passando pelo esôfago e estômago. No duodeno, se coloca a extremidade distal do aparelho em frente à papila duodenal, que é o local de saída dos ductos biliar e pancreático. Após o exame desta, um cateter ou papilótomo é passado através do canal do endoscópio e introduzido no canal biliar ou pancreático, seguindo-se a injeção de contraste radiológico com acompanhamento em um monitor de radioscopia.
Podemos realizar biópsias desta região através de pinças ou citologia através de escovas, retirar cálculos dos canais e em casos de estenoses/estreitamentos, colocar próteses.
- Jejum de no mínimo 8 horas.
Uma semana antes do exame
Complicações:
Em torno de 2% a 5%